PARA UM OUTUBRO AINDA MAIS ROSA

Por Amadeu Bernardo      

O “Outubro Rosa”, movimento que surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, tem o objetivo de conscientizar da importância da prevenção do câncer de mama.

O movimento, anualmente celebrado com abrangência mundial, busca promover o diagnóstico precoce e o respectivo tratamento, visando aumentar as chances de cura e com isso reduzir o sofrimento e mortalidade decorrentes. O foco principal é a prevenção da doença para a manutenção da saúde física da mulher.

A prevenção é sem dúvida uma ação importante. Ainda que seu conceito leve a que inconscientemente se pressuponha a existência de uma probabilidade real de ocorrência da doença, ela facilita o diagnóstico precoce e garante um forte aumento das chances de cura! Esse fato que demonstra a importância do movimento “Outubro Rosa”.

Outro aspecto a considerar é que, assim como é primordial certificar-se da ausência do problema no momento presente, também o é considerar a eliminação dos fatores geradores do câncer de mama.

Como nos mostram os estudos com diversos grupos de mulheres de diferentes áreas do mundo, observa-se uma forte correlação entre essa doença e os pensamentos e sentimentos negativos, como por exemplo as mágoas e ressentimentos.

Nesse contexto, tendo como pano de fundo os conhecimentos que embasam cientificamente o “Método Yamadori” por Amadeu Bernardo desenvolvido a partir de 1978, não se deve considerar a saúde física como algo isolado, dada a clara interrelação existente entre saúde física, mental e emocional.

Para que tenhamos um “Outubro ainda mais Rosa”, a proposta é também a conscientização da importância da atenção e valorização do sentimento de amor recebido nas demonstrações de afeto, as quais ao recebê-las sentimos uma forte emoção e felicidade. Como temos um estoque dessas memórias, revivê-las possibilita um efeito emocional e energético no sentido inverso das mágoas e ressentimentos, agindo sobre uma das causas importantes do câncer de mama, reduzindo e por vezes eliminando a sua ocorrência, como uma forma complementar da prevenção. Adquirir o hábito da atenção e valorização a esses momentos pode levar a uma ação de prevenção constante, ao longo do ano todo, através de ações de desenvolvimento da saúde como essa. Dessa forma, eliminando os fatores responsáveis pelo aparecimento das doenças, o desenvolvimento da saúde acontecerá de forma natural.

Seguindo caminhos como esse, talvez seja possível que no futuro possamos considerar que:

Desenvolvendo saúde a doença será eliminada e não mais será necessário preocupar com enfermidades.”

Método Yamadori